Pesquisa Rapida

sábado, 8 de agosto de 2009

VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE - 1º Capital de Mato Grosso

Primeira capital de Mato Grosso, a pequena Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico de Mato Grosso. No centro de Vila Bela , estão as ruínas de uma catedral do período colonial. Ela é um símbolo da cidade e constitui o marco de uma história que começa em 1752 . Naquela época, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé, fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis fizessem o mesmo. Foi então criada a Capitania de Mato Grosso e sua capital instalada em 19 de março de 1752, com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade. Enquanto foi capital, a cidade obteve um progresso muito grande devido aos investimentos em infra-estrutura e incentivos fiscais para os novos moradores. No entanto, as dificuldades de povoar a região (distância, doenças, falta de rotas comerciais) e o estabelecimento de um importante centro comercial em Cuiabá acabaram forçando a transferência da capital, em 1835. Como uma cidade qualquer, Vila Bela não resistiria. Os moradores abandonaram a região, deixando casas, estabelecimentos comerciais e escravos para trás. Num dos episódios mais fascinantes de toda essa história, são estes escravos abandonados que garantem a sobrevivência da cidade, constituindo no local uma comunidade negra forte, unida e fiel às suas tradições.

Ruinas da Igreja Matriz

Crianças de Vila Bela


Cobertura das Ruinas - Preservação do Patrimonio Historico


Festa do Congo

Antes da Cobertura
Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco

Cachoeira dos Macacos

Cachoeira de Vila Bela da Santissima Trindade
Botos cinza e rosa são visto nos rios proximo a Vila Bela

Posted by Picasa

25 comentários:

  1. moro numa cidade vizinha a Vila Bela... e as veses vou lá...
    é uma cidadezinha bem pequena, mas um povo muito simpatico e feliz.

    algumas cachoeiras são faceis de chegar... é muito bom ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabens por morar perto de um lugar tão lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Moro a pouco tempo em Mto grosso uns 6 meses, perfeita as fotos, pretendo me organizar e conhecer esta linda cidade o mais rapido possivel...

    ResponderExcluir
  4. moro em vila bela a seis ano, aqui estao as melhores cascatas do brasil

    ResponderExcluir
  5. DURVAL, ´QUAL É A ORIGEM DO SEU SOBRENOME LEAL? BOM,ORIGEM MESMO É PORTUGAL MAS EU ME REFIRO AO ESTADO.EU TAMBEM SOU LEAL ORIUNDO DO PIAUÍ,MARANHÃO..
    LERIUZA LEAL

    ResponderExcluir
  6. A foto postada refere-se a dança do chorado (dança de mulheres), pois a dança do Congo e
    dançado por homens!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei maravilhada.Como chegar a este paraíso?!

    ResponderExcluir
  8. Quem não conhece Vila Bela que trate de conhecer pois não sabe que lá é um paraiso..."Salve o Rio Guaporé"..

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente uma das minhas melhores lembranças de quando morei no MT foi a visita que fiz à Vila Bela! Fiquei lá por 2 maravilhosos dias. Fomos com uma turma da escola, e acampamos às margens do Rio Guaporé. As ruínas são simplesmente mágicas. Fizemos trilha até a Cascata dos Namorados. Maravilhoso.
    Avistar os botos foi um dos momentos mancantes da estada nesse lugar incrível. Povo simples e acolhedor. Assim que possível, voltarei com certeza.

    ResponderExcluir
  10. morei la por um bom tempo,mas eté hoje sinto falta de lá!!!!!é um luga maravilhoso e de pessoas muito simpaticas

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A choeira que eu visitei com uma turma de escola foi um momento muito magico...
    Todos os lugares que eu visitie e vi era de ficar encantado as comidas era uma mais gostosa que a outra, mais o lugar que me encantou foi a cachoeira.
    ESPERO PODER VOLTAR LÁ UM MAIS UMA VES........

    ResponderExcluir
  13. EU SOU CUIABANA COM RAIZES EM VILA BELA...
    MOREI 5 ANOS NA EUROPA, MAIS HOJE SOU FELIZ PQ ESTOU DE NOVO AONDE MEU CORAÇAO BATE MAIS FORTE!! VILA BELA É UMA TERRA ENCANTADORA E É PRA TODOS...SEJAM MUITO BEM VINDOS!!!
    VEJO VCS AKI....UM ABRAÇO....
    BY, HELEN VILAS BOAS

    ResponderExcluir
  14. adoro vila bela morei ai 21anos hoje moro na italia cidade maravihlosa estou passando as ferias em cuiba beijos vila

    ResponderExcluir
  15. Vila Bela é magica, só quem já viveu la para comprovar, com um rio maravilhoso que corta a cidade. Já vi botos no rio varias vezes, sem contar que próximo a Vila tem varias cachoeiras. Uma cidade que conserva a historia com um povo maravilhoso, simples e humano.
    QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE

    ResponderExcluir
  16. É um lugar mágico, encantador, vamos preservar este lugar encantador.

    ResponderExcluir
  17. essa cobertura sobre as ruínas é simplesmente uma aberração. só em mato grosso mesmo.

    ResponderExcluir
  18. O telhado da cobertura da ruína é de acrílico transparente, grande parte já foi arrancada pelo vento! Sábia natureza...

    ResponderExcluir
  19. affff,,, é povo vcs nao sabem o sofrimento que é aqui em vila bela,, uma politica suja, o povo vive de migalhas,, o poder publico nao investe no seu povo e ainta tems um impocritas que posas de cidadãos vilabelençes.,,

    ResponderExcluir
  20. aaa e por favor parem de dzer que tem orgulho de vila bela tá oo zé povinho de cuiabá,vcs saem daqui se formam ae e nem dao as caras aqui,quando voltam se apropiam de cargos publico a e continuam a robalheira que seus antecessores estavam, a p0or favor né gente,, uma cidade tao antiga e nesta situaçao, ninguem tem orgulho nao,,,,

    ResponderExcluir
  21. e essa merda do ifan ainda vem palpitar aqui nessa cidade que fica esquecida cheia de buraco nas ruas e esgoto a ceu aberto, quando alguemn pensa em fazer algo apareçe, as praguinhas,pra meter o dedo,,, aff pau neles,,, viu o sr mario,,se liga e vai caçar o q fazer em outras cidades por q vc nao faz essas graçinhas na bahia? humm e o medo de levar cacete né ., pois é... pessoal ajudem vila bela nao estamos precisando de elogios nao mas sim de pessoas honestas compromissadas pra contribuir de forma positiva para o crescimento e mudança geral desse municipio,, valeuuu!!!

    ResponderExcluir
  22. Morei em Vila Bela por 12 anos e, posso afirmar sem sombras de duvidas que foram os melhores de toda minha vida. O lugar é simplesmente maravilho, as cachoeiras são esplendidas e o povo muito acolhedor. Mas como nosso amigo disse "precisamos de pessoas honestas e compromissadas para contribuir de forma positiva para o crescimento e mudança geral do município", de um lado temos todas as maravilhas que encantam em Vila Bela, mas em contraste temos também a triste realidade de ruas com buracos, esgoto a céu aberto e um total descuido com a preservação dos lugares históricos. Mas apesar do lado negativo, recomendo que conheçam essa cidade, pois ela tem algo mágico, sua historia, seu povo e sua cultura encantam.

    ResponderExcluir
  23. eu tenho 15anos que moro em vila bela e não conheço maioria das cascatas de vila bela

    ResponderExcluir
  24. gostei muito de pesquisar sobre essa cidade no mes de setembro nao sei o dia certo ainda mas vou la conheçer junto cm os alunos da escola estadual 29 de novembro pelo jeito tem muito lugar bonito estou anciosa pra coneçer este lugar eu sou de tangara da serra e tenho 16 anos

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca fui a Vila Bela da Santíssima Trindade, mas pelo que eu ví pesquisando sobre suas belezas naturais e muito linda mesmo, pretendo ir conhece-la assim que der uma folga. Parabens Vila Bela, seu aniversário é o mesmo e na mesma data do meu aniversário tbem.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE!!!! FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!!