Pesquisa Rapida

domingo, 23 de agosto de 2009

MUSEU DA CAIXA D´AGUA VELHA - História, lazer e cultura





Era o Morro da Caixa D’água que recebia água retirada pela Hidráulica do Porto movida por máquina a vapor do Rio Cuiabá. Essa caixa abastecia a população cuiabana de água potável por gravidade. O reservatório tinha capacidade para armazenar um 1,2 milhão de litros de água, que abasteciam os mais de 20 mil habitantes de Cuiabá naquela época. Cuiabá vivenciava, dessa forma, a implantação de um sistema de abastecimento de água potável, com canos de ferro fundido embutidos no subsolo, mais precisamente na área central da cidade, marcando assim, a concepção do ambiente urbano do município de Cuiabá.


Construída no século XIX, e entregue à população em novembro de 1882, durante 142 anos, a construção, que hoje é o museu, foi o único reservatório de água de Cuiabá. As caixas d’água submersas, formadas por duas galerias, recebiam água direto do Rio Cuiabá e por gravidade distribuía para as bicas espalhadas em diferentes pontos da cidade. Dessas bicas, levadas em charrete, no lombo de cavalos em baldes sobre a cabeça, os moradores abasteciam suas casas.






Desativada em 1940, durante 65 anos de abandono o local abrigou uma rádio e por muito tempo foi palco de ensaios da escola de samba Beleza Pura. Em 1.991, o local foi elevado ao status de Patrimônio Municipal, por meio de um projeto de lei da Câmara Municipal.
Da água à arte
A restauração do Morro da Caixa D'Água Velha possibilitou, até o momento, o acesso de 35 mil pessoas à arte desde sua inauguração, em 17 de novembro de 2007. A diretora do Morro, Ligiane Dauzacker, revelou que o museu ainda precisa de muitas adequações para se equiparar a outros espalhados pelo país.



Veja o video e conheça melhor o Museu:




6 comentários:

  1. Parabéns! Você teve um conteúdo publicado no Linka Nisso.

    Equipe NL
    http://linkanisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. FUDIDO ESSE MESEU FAZ OUTRO DESGRAÇA PORRA

    ResponderExcluir
  3. AMEIIIII..
    É MITISSIMO INTERRESANTE...
    É UMA DAS COISAS QUE CUIABA
    PRECISA SABER...
    ...AFINAL É HISTÓRICO...
    AMEIIIII...
    ASS:ISABELLE CORSO E NAYARA GARCIA
    (ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA HERMELINDA DE FIGUEIREDO 9ª ANO´A´)

    ResponderExcluir
  4. eu adorei é lindo
    e melhor para toda a população..
    todos vcs estão de parabéns...
    bjussssssss
    ass:lycinha
    estevão alves
    9º ano

    ResponderExcluir
  5. Muinto interessante esta historia, é muinto bonito õ lugar.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE!!!! FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR!!!